Legado de Machado de Assis

,

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f5/MarcFerrez_MachadodeAssis.jpgUm exemplo. Joaquim Maria Machado de Assis. Um autodidata; apesar de ter estudado irregularmente, horas e horas de biblioteca o levaram a ser um dos maiores intelectuais que o Brasil já conheceu.

Meu primeiro contato com Machado foi bem tardio. O primeiro livro que li por completo foi Dom Casmurro (fui direto ao ponto), há pouco menos de dois anos. Demorei mais que o esperado para ler, mas creio não precisar comentar o quanto gostei. Capitu me intrigava, Bentinho me enfurecia, e sim, isso era bom. Não vou expor meus motivos, mas realmente não acredito que Capitu tenha traído o marido, por vários detalhes que a genialidade de Machado não deixou escapar.

Li, depois, alguns contos e Quincas Borba (queria ter lido Brás Cubas antes, mas a curiosidade não me deixou). Um toque de humor, ironia e batatas. Mais uma vez impressionado.

Chegou então a vez de Memórias Póstumas, o ápice da literatura machadiana; onde sua criatividade se mostra a cada capítulo.

Ainda não li mais que isso mas afirmo sem receio que amo Machado. Amo sua obra. Amo cada página que fazem de mim orgulhoso em ser brasileiro e conterrâneo de um dos maiores escritores da história da literatura.

Não digo “100 anos sem Machado”; prefiro dizer “168 anos com Machado”.

Machado vive. Vive em Brás Cubas; vive em Rubião; vive em Conselheiro Aires; vive em Capitu. Vive enquanto o Brasil for Brasil.

3 comentários:

Lucas Freitas disse...

emo detected :D

Raphael Faria disse...

WT*?!?!

O que tem de emo nisso? xD

Lucas Freitas disse...

descobre o q q emo lê...